Cuiosidades

Perereca

Habitualmente encontrada em galhos de árvore.
Tamanho: menos de 10 centímetros.
Espécies de pererecas: ultrapassa a marca de 700.

Geralmente, a perereca é menor que um sapo ou uma rã e tem como característica os olhos esbugalhados, deslocados para fora. Suas pernas são finas e longas, permitindo grandes saltos e algumas alcançam a marca de 2 metros de distância. As pontas dos dedos da perereca possuem um tipo de ventosa, que ajuda a subir em árvores

Seu principal habitat é a lagoa
Tamanho: entre 9 milímetros a 30 centímetros
Número de espécies: mais de 4 mil.

A rã é considerada um prato sofisticado em muitos países. Ela tem a pele lisa e brilhante. Suas pernas são longas e correspondem a mais da metade do tamanho do animal.

As patas traseiras podem ser dotadas de membranas que ajudam a rã a nadar.

Sapo

Gosta de viver em terra firme
Tamanho: costuma variar de 2 a 25 centímetros
Número de espécies: cerca de 300.

Tem aparência estranha, pele rugosa e cheia de verrugas. Suas pernas curtas fazem com que dê pulos limitados e desajeitados. Graças a glândula na região dorsal, o sapo libera um veneno que pode irritar nossos olhos e as mucosas. Mas a peçonha só pode ser expelida se o animal sofrer uma pressão externa, como ser pisado, por exemplo.

Tire suas dúvidas

A Rã Touro Gigante (RANA CATESBIANA-SHAW) como todo anfíbio tem a sua vida iniciada inteiramente na água com o acasalamento, a desova, o desenvolvimento dos ovos em larvas, girinos e por fim o clímax da metamorfose que é a rã. Este animal é semelhante às rãs nativas do Brasil (pimenta, manteiga), mas diferencia dos sapos. As rãs têm as pernas longas, fica grande parte do tempo na água e se assustam muito com a presença do homem.
A distribuição da carne de rã é feita de acordo com as necessidades dos clientes. Alguns restaurantes preferem as coxas e outros adotam em seus cardápios rã inteira. Há diversos restaurantes que usam carne de rã desfiada para elaboração de receitas como “Riosoto de rã”.
A pele de rã depois de retirada do animal abatido é congelada, armazenada e enviada para curtumes especializados. O processo é demorado podendo chegar a vinte dias para que o couro esteja pronto para a comercialização.
Está no dicionário Aurélio: Anfíbio adj. e sim. Diz-se de, ou animal que vive ou pousa tanto em terra como na água.
Não está bem formulada a pergunta, mas de uma maneira geral a carne de rã é bem aceita pela população brasileira.
A rã Pimenta é um anfíbio encontrado facilmente em todos os estados brasileiros, enquanto a rã Touro, apesar de estar presente nos nossos ranários, é de origem estrangeira. Os primeiros reprodutores de rã touro chegaram ao Brasil nos anos trinta, vindos do Norte dos Estados Unidos e Sul do Canadá.
Exportar produtos alimentícios principalmente de origem animal implica em documentação extensa e principalmente o CIF que é o Certificado de Inspeção Federal.
Este animal é encontrado em praticamente todos os estados brasileiros. É muito cassada pela população correndo risco de extinção. Carne saborosa tanto quanto as rãs de cativeiros (rã Touro).
Rana catetesbiana-shaw, este é o nome cientifico da rã touro gigante que chegou ao Brasil em 1935 originária do norte dos Estados Unidos e Sul do Canadá
O criador de rãs é RANICULTOR.
Nome popular designado no Brasil para os animais da classe dos anfíbios, ordem Anura, família Hylidae. São geralmente pequenos, com pernas finas e longas, possuindo pequenas ventosas nas pontas no Rio de Janeiro, a rã pode também ser denominada jia no Brasil, principalmente no Nordeste.
Estes animais pertencem à Classe dos anfíbios, ordem Anura, possui pele rugosa, seca, com glândulas de veneno na região dorsal do corpo e pernas mais curtas que as das rãs. Geralmente não se assustam com a presença do homem.