Filtro Biológico Rizosférico (FBR)

Nosso Ranário é abastecido com agua do lago, que é devidamente tratada no retorno por um Filtro Biológico Rizosférico (FBR), que tem a capacidade de remover 60 a 75 % dos sólidos em suspensão e decompor substâncias orgânicas (amônia, fosfatos, DBO, DQO) através da ação de micro-organismo e absorver os sais pelo sistema radicular de plantas com aerênquimas.

Para remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis utilizamos um decantador associado a plantas aquáticas flutuantes (aguapé e alface d’agua) que desenvolvem o sistema radicular dentro da água. O tempo de detenção da água é de 15 a 30 minutos, onde boa parte dos sólidos é removida ao se aderirem nas ramificações das raízes.

As plantas com aerênquimas são as principais responsáveis pela aeração do FBR graças a sua capacidade de transferir o ar atmosférico para a zona de raiz.

A zona de raiz sendo oxigenada possibilita o desenvolvimento de micro-organismos aeróbicos que degradam o material orgânico, transformando-os em sais que são absorvidos pelas plantas. Com isso degradamos os poluentes e
evitamos o aumento da concentração de sais.

O FBR implantado pela Ranamari Ranicultura é uma opção altamente positiva para o sistema ambiental.